Universidade Federal da Bahia
Cássio Prazeres, Ph.D.
Associate Professor
Institute of Computing
Current Projects
Portuguese and English
-
Fog of Things: Reactive Microservices and Data Interplay (project coordinator)
Aprovado no EDITAL PROPCI/UFBA 01/2018
-
Microservices são um estilo arquitetural empregado para construir aplicações de software como uma coleção de serviços implementáveis independentemente. No ambiente dinâmico da Internet das Coisas, construir sistemas e plataformas em larga escala tem sido desafiador e a abordagem da arquitetura de microservices indica ser a proposta mais apropriada para o desenvolvimento de sistemas que estejam altamente disponíveis e que sejam escaláveis de acordo com a demanda. Nesse sentido, em resposta aos desafios para a construção de aplicações e plataformas distribuídas que sejam resilientes, elásticas e responsivas, propomos um modelo para o desenvolvimento de microserviços reativos que possa ser adotado em cenários da Internet das Coisas como o da Fog of Things (FoT). Neste trabalho aplicamos o modelo no desenvolvimento de serviços para Data Interplay em plataformas FoT, o qual provê uma estrutura de funcionalidades para gerenciar de modo eficiente e escalável os dados produzidos por dispositivos IoT. O Data Interplay tem o objetivo de gerenciar os dados produzidos pelo dispositivo IoT em todo seu ciclo de vida com suporte a operações de coleta, processamento, armazenamento e
acesso. Para isso, o Data Interplay utiliza a estrutura da névoa e cloud do sistema IoT, provendo funcionalidades de modo distribuído, configurável e flexivível para plataformas baseadas no paradigma FoT.
-
Fog of Things: devices and gateways (project coordinator)
Aprovado no EDITAL PROPCI/UFBA 01/2016
-
The Internet of Things (Internet of Things - IoT) has advanced in different directions, including the development of new architectures, platforms and applications. This progress has resulted in the creation of several parallel and IoT ecosystem called verticals. Therefore, various approaches have proposed solutions for interoperability between these ecosystems through the delivery of services via virtual infrastructure (Cloud Computing). This project uses the concept of Fog of Things (FoT) and proposes the specification and development of: devices (FoT-Devices); gateways (FoT-Gateways); a protocol for communication between devices and gateways in a FoT; and a data model based on FoT concept to describe the exchanged/stored data by/in devices and gateways.
-
Smart-UFBA: Web das Coisas para um campus universitário inteligente (project coordinator)
Aprovado em três editais: i) PROUFBA PROPCI-PROEXT-PROPG/UFBA 01/2013; ii) PRODOC PROPCI-PROPG/UFBA 04/2013; iii) PROPCI/UFBA 01-2014 PIBIC e PIBIC-AF
-
A grande variedade de coisas, dispositivos do dia-a-dia que podem ser disponibilizados na Web das Coisas, demanda por infraestruturas capazes de gerenciar a publicação, descoberta, composição, utilização e compartilhamento desses dispositivos na Web das Coisas. Este projeto apresenta uma proposta de infraestrutura para disponibilização de dispositivos físicos na Web por meio de um barramento de serviços. Essa infraestrutura de barramento vai automatizar a criação de aplicações para um Campus Universitário Inteligente: Smart-UFBA. Dentre as possíveis aplicações pode-se citar: rastreamento e controle da utilização de equipamentos; monitoramento inteligente de câmeras de segurança; controle de acesso a salas; controle e monitoramento de vagas de estacionamento; monitoramento de vibrações e condição do material de prédios; monitoramento de barulho nas proximidades de salas de aula, de estudo ou de pesquisa; consumo de energia inteligente; gerenciamento de lixo: detectar nível de lixo nas lixeiras; controle de incêndio: monitoramento de gases de combustão; poluição do ar: monitoramento de emissão de CO2; uso inteligente da água: monitoramento da utilização da água, do volume de tanques e controle de vazamentos; monitoramento de temperatura, umidade, luminosidade, etc. em ambientes controlados: estufas, museus e outros laboratórios que necessitam esse tipo de controle; detecção de intrusos: monitoramento de abertura e fechamento de portas e janelas; dentre outros. Como prova de conceitotrês aplicações serão desenvolvidas: monitoramento inteligente de câmeras de segurança e sensores de movimento em que será desenvolvido no ambiente do Instituto de Matemática; uso inteligente de água em que serão escolhidos alguns pontos do Campus de Ondina para monitoramento de nível de água nos tanques e do controle de vazamentos; monitoramento de fumaça e gases de combustão para controle de incêndio - em que serão escolhidos alguns laboratórios que por natureza possuem riscos eminentes de incêndio.
Previous Projects
-
Gestão de identidade, autenticação e autorização na Web das Coisas (project coordinator)
Aprovado na chamada do Programa de Gestão de Identidade RNP 2013
-
Um novo paradigma da Web, com foco em serviços e aplicações para serem consumidas também por outras aplicações, em contrapartida à Web feita apenas para e por pessoas, está se delineando como o próximo passo de evolução da Web. Essa evolução deve permitir o surgimento de uma gama de oportunidades e possibilidades de novas e poderosas aplicações para a Web. Uma dessas aplicações é a possibilidade de aliar as coisas do mundo físico às coisas do mundo virtual da Web, que está sendo chamada de Web das Coisas . Objetos físicos do dia-a-dia, como automóveis e eletrodomésticos, dentre outros, podem, com a Web das Coisas, serem legíveis, identificáveis, endereçáveis e, ainda, controláveis utilizando serviços por meio da Web. Nesse contexto, questões como segurança, confiança e privacidade são essenciais. Este projeto apresenta uma infraestrutura para disponibilização de dispositivos físicos na Web por meio de barramento de serviços. Para controlar e prover segurança no acesso a esses dispositivos é proposta deste projeto a utilização de mecanismos de autenticação (OAuth) e de identificação (OpenID).
-
Barramento de Serviços como infraestrutura para a Web das Coisas (project coordinator)
Aprovado no EDITAL PROPCI/UFBA 01-2013 PIBIC e PIBIC-AF
-
Um novo paradigma da Web, com foco em serviços e aplicações para serem consumidas também por outras aplicações, em contrapartida à Web feita apenas para e por pessoas, está se delineando como o próximo passo de evolução da Web. Essa evolução deve permitir o surgimento de uma gama de oportunidades e possibilidades de novas e poderosas aplicações para a Web. Uma dessas aplicações é a possibilidade de aliar as coisas do mundo físico às coisas do mundo virtual da Web, que está sendo chamada de "Web das Coisas". Objetos físicos do dia-a-dia, como automóveis e eletrodomésticos, dentre outros, podem, com a Web das Coisas, serem legíveis, identificáveis, endereçáveis e, ainda, controláveis utilizando serviços por meio da Web. Nesse contexto, questões como segurança, confiança e privacidade são essenciais. Este projeto apresenta uma proposta de infraestrutura para disponibilização de dispositivos físicos na Web por meio de barramento de serviços que permite: publicação, descoberta, composição, compartilhamento e segurança no acesso a dispositivos na Web das Coisas.
-
T2T: Things to Things (project coordinator)
Aprovado no EDITAL PIBIC e PIBIC-AF/PROPCI/UFBA 2011
-
Um novo paradigma da Web, com foco em serviços e aplicações para serem consumidas também por outras aplicações, em contrapartida à Web feita apenas para e por pessoas, está se delineando como o próximo passo de evolução da Web. Essa evolução deve permitir o surgimento de uma gama de oportunidades e possibilidades de novas e poderosas aplicações para a Web. Uma dessas aplicações é a possibilidade de aliar as coisas do mundo físico às coisas do mundo virtual da Web, que está sendo chamada de Web das Coisas : objetos físicos do dia-a-dia, como automóveis e eletrodomésticos, dentre outros, se tornarão legíveis, identificáveis, endereçáveis e, ainda, controláveis utilizando serviços por meio da Internet. A computação em nuvem também é um novo paradigma que defende, dentre outras coisas, que as aplicações devem estar na Web e devem ser acessadas por qualquer pessoa , em qualquer lugar e com qualquer dispositivo . Aliar Web das Coisas e computação em nuvem vai possibilitar que as coisas do dia-a-dia possam ser acessadas e controladas por qualquer coisa , de qualquer coisa e com qualquer coisa : Things to Things (T2T). Este projeto apresenta um passo inicial em direção ao T2T com a proposta de desenvolvimento de um protótipo, que será utilizado para criação de mashups (novas aplicações a partir das coisas acessíveis por meio da Web), bem como modelar, na forma de serviços, um conjunto de coisas que podem ser reutilizadas para a criação de diferentes aplicações.